terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tipos de topologia de rede


A topologia da rede se refere à disposição física da rede ou seja, os locais dos computadores e como o cabo é dirigido entre eles. Para selecionar a topologia direita para saber como a rede será usada é muito importante. Cada topologia tem a sua própria força e fraquezas.

A escolha de uma topologia para a instalação de uma rede de computadores depende de uma combinação de factores, tais como, a fiabilidade, o desempenho do sistema, o número de nós e de distribuição geográfica do sistema.

Os principais tipos são os dois

Ônibus Topologia e Peer to Peer Topologia

Peer to Peer topologia consiste em topologia em estrela e topologia em anel.

Topologia Bus

Ele é frequentemente usado quando a instalação da rede é pequeno, simples ou temporária. Em uma rede de ônibus típico é o cabo fios apenas uma ou mais sem eletrônica ativa para amplificar o sinal ou passá-lo de computador para computador. Isso faz com que o barramento de uma topologia passiva. Quando um computador envia um sinal até o fio de todos os computadores recebem as informações, mas apenas um com o endereço que partidas aceita as informações, o resto desconsidere a mensagem.

Vantagens:

1) Fácil de usar e de entender.

2) Requer menor quantidade de cabo para conectar os computadores juntos. É, por conseguinte, menos dispendiosa do que outros arranjos de cablagem.

3) É fácil de estender um ônibus, dois cabos podem ser unidos em um cabo com um conector de mais, BNC Barrel fazer um cabo mais longo e permitindo que mais computadores para aderir à rede.

Desvantagens:

1) o tráfego pesado na rede pode retardar um ônibus consideravelmente como apenas um computador pode enviar uma mensagem de cada vez.

2) É difícil solucionar o ônibus. Uma quebra de cabo ou conector solto provoca reflexão e pára toda a atividade.

Topologia Estrela

Neste tipo de topologia todos os cabos são executados a partir dos computadores para o local central, onde estão todos ligados por um aparelho chamado hub ou switch. Cada computador em uma rede em estrela se comunica com um dispositivo central que reenvia a mensagem seja para cada computador ou apenas para o computador de destino, por exemplo, se for um cubo, então ele irá enviar a todos e, se for um interruptor, então ele irá enviar a apenas a expansão da rede de destino computer.When é esperado e, quando a maior fiabilidade é necessário, topologia em estrela é a melhor.

Vantagens:

1) É fácil de modificar e adicionar novos computadores sem perturbar o resto da rede.

2) O centro da rede em estrela é um bom lugar para diagnosticar as falhas.

3) falha um único computador não necessariamente derrubar a rede em estrela todo.

Desvantagens:

1) Se o dispositivo central falhar toda a rede deixa de funcionar.

2) a rede Star é caro, porque todos os cabos de rede deve ser puxado para um ponto central, exige mais cabo do que outras topologias de rede.

Topologia Ring

Neste tipo de cada um dos computadores está ligado ao computador junto com o último ligado ao primeiro. Cada retransmite o que ele recebe do computador anterior. A mensagem flui em torno do anel numa direcção. O anel de rede não sujeita ao problema de perda de sinal como uma experiência de rede de ônibus. Não há rescisão porque não há fim para o ringue.

Vantagens:

1) Cada nó tem acesso igual.

2) Capacidade de transferência de dados de alta velocidade.

Desvantagens:

1) A falta de um computador no anel pode afetar toda a rede.

2) Difícil de resolver problemas da rede.

Topologias permanecem uma parte essencial da especulação projeto de rede. Mas compreender estes podem ajudá-lo a obter o conhecimento mais profundo dos elementos como hub, switch, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário