sábado, 24 de novembro de 2012

Protocolos de rede LAN - Ethernet, STP, Fibra


Este artigo discute os protocolos campus encontrados em quase todas as redes corporativas de hoje, incluindo protocolo de árvore, ethernet gigabit e fibra óptica com uma descrição das especificações atuais e processo.

Spanning Tree Protocol

Spanning Tree é um algoritmo que é executado em switches Layer 2 do campus para impedir Layer 2 loops e tempestades de broadcast em uma rede com pelo menos dois switches ou pontes. O algoritmo determina que as portas em cada switch ou ponte deve ser bloqueado para criar uma topologia de loop livre. Especificações principais são IEEE e 802.1d. Os estados de porta Spanning Tree está ouvindo, aprendendo, o bloqueio, encaminhar ou desativado. Cada grupo de opções irá eleger uma ponte de raiz como parte de determinação do que portas de switch deve ser bloqueado para uma topologia de loop livre. A ponte de raiz é selecionada por padrão como o switch com o menor prioridade (endereço MAC). Seleção de ponte de raiz pode ser alterado com o comando prioridade da ponte. É importante considerar o seu design switch campus e, se necessário modificar a seleção de ponte de raiz para o desempenho.

Comutadores mais novos que usam corrida VLAN um exemplo de árvore estendida por VLAN. Isto é importante notar desde Layer 2 loops de ocorrer por VLAN ou segmento. Isso permite que um switch com ligações duplas ao mesmo switch ou interruptores diferentes para carregar equilíbrio entre esses links sem a preocupação de criar uma tempestade de broadcast. Isto é realizado através da atribuição de duas VLAN para um switch que tem ligações duplas para switches core diferentes campus. Cada link é configurado para transmitir o tráfego de uma VLAN e bloqueá-lo no segundo link. Por exemplo, considere um interruptor que é atribuído à VLAN 24 portas 10 e 24 portas à VLAN 20 e um motor de supervisor com 2 portas Gigabit que se conectam a switches core diferentes. VLAN 10 é atribuído a uma porta e VLAN 20 para a porta B. Se o tráfego da VLAN 10 foram autorizados na porta B, bem como, você teria um loop vez que o tráfego poderia deixar na porta A e retorno na porta B supondo que haja uma conexão de tronco entre os switches core do campus.

Ethernet

Este é o mais popular do campus protocolo de enlace de dados funcionando hoje. As especificações principais hoje são 10BaseT, 100BaseT e Gigabit Ethernet. Hoje muitas redes são compostas de 10BaseT e 100BaseT a partir do desktop e servidor para o switch campus. Gigabit Ethernet é utilizada de interruptor para interruptor e prédio a prédio. 10BaseT é uma especificação para 10 Mbps sobre cabo de par trançado cabo de categoria 3 (UTP). A distância da área de trabalho para mudar é no máximo 100 metros. A especificação 100BaseT é o mesmo, exceto a velocidade é de 100 Mbps em não blindado UTP) par trançado categoria 5 cabo. Gigabit é uma especificação para 1000 Mbps através de fibra, STP e cabeamento UTP. Ethernet usa CSMA / CD como um método de lidar com colisões quando dois desktops estão enviando dados simultaneamente. Ambas as estações de trabalho esperar por um período específico e diferente de tempo antes de tentar re-transmissão. O tamanho máximo do pacote ou MTU de um pacote Ethernet é 1518 Bytes.

Tecnologias de fibra óptica

Gigabit Ethernet usa fibra multi-modo (MMF) e Single Mode Fiber (SMF) para transmissão de dados. Single Mode Fiber usa apenas um modo de luz para viajar por todo o cordão de fibra utilizando um laser como fonte de luz. Multimodo permite vários modos de luz para viajar por todo o cordão de fibra em diferentes ângulos utilizando um LED como fonte de luz. Resultados dispersão modal de modos diferentes de luz transmitida através de um fio de fibra. O resultado é que a fibra de modo único é maior largura de banda e transmite através de distâncias maiores. Fibra multi-modo é suportado com 62,5 microns e 50 microns de diâmetro das fibras. A fibra de 50 micron irão transportar através de distâncias mais longas do que 62,5 micron fibra. Fibra Multi Modo usa lasers onda curta (SX) e lasers onda longa (LX) para transmissão de Gigabit. Single Mode Fiber é suportado com um núcleo de fibra de 9 mícrons de diâmetro. Ele usa lasers de onda longos para enviar dados entre os edifícios que são 10 quilômetros de distância....

Nenhum comentário:

Postar um comentário